domingo, 6 de outubro de 2013

Obras de arte vizinhas ao Consistório (Parte 1).

      Os maçons que comparecem às sessões ritualísticas do Consistório Nº 1 têm a oportunidade de desfrutar, ao redor da nossa Oficina, de algumas belas obras artísticas.
     Existem, nos corredores que dão acesso ao nosso Templo e à Sala da Administração, esculturas de maçons que se destacaram ao longo da História da Humanidade, além de quadros de ex-presidentes da República e de Soberanos Grandes Comendadores.
    

Trecho da pinacoteca com os ex-Presidentes da República

Trecho com os Soberanos Grandes Comendadores
       Recentemente, o trecho da pinacoteca do corredor que dá acesso à Sala da Administração foi reformulado, de modo que nela estão organizados, em ordem cronológica, nove quadros retratando  alguns ex-presidentes do Consistório.
Quadros dos ex-Presidentes do Consistório em exibição.

4 comentários:

  1. Parabéns! Muito importante a exposição no blog. A gente passa para lá; Passa para cá e não se atenta das belas obras de suas dependências.
    Valdinei Rangel.

    ResponderExcluir
  2. Caro Irmão Valdinei, obrigado pela colaboração. Desejo que os Irmãos que frequentam nossas sessões passem a melhor desfrutar do entorno do Consistório.

    ResponderExcluir
  3. Caro Irmão Valdinei, obrigado pela colaboração. Desejo que os Irmãos que frequentam nossas sessões passem a melhor desfrutar do entorno do Consistório.

    ResponderExcluir
  4. Comandante-em-Chefe, Ir. Sacramento. Consistório Nº 1.
    Os grandes homens que dirigiram a Maçonaria Escocesa, foram os verdadeiros construtores desse Rito, que além de ser o maior do Brasil, possui uma disciplina e obediência, mantendo execelente relacionamento com outras outras Nações Amigas. Vale dizer, que todos, foram combatentes do Rito até a morte, no Campo da Honra. É preciso entender e muitos, infelizmente, não alcançaram tal conhecimento, de que a Direção de um Rito, que abrange todo o território nacional, com suas grandes e elevadas atribuições (e eu sou testemunha disso no Consistório, nº 16, em Brasília, no ano de 1992, quando frequentei aquela Augusta Casa, com todo o apoio da Administração, sem entraves burocráticos, simples, mas, cumprindo todos os Regulamentos e Estatutos), os Irmãos tem que ter consciência e verificar que, apesar da extensão do nosso território, não existe burocracia, apenas o cumprimento da Legislação, o que, aliás, deveria servir de exemplo para o Mundo Profano, no que tange a nossa República.
    Oportuno dizer, também, que todos foram envelhecendo, ficando doentes e mantendo-se no posto, sem abandonar a trincheira da honra e da liderança. Cumpriram, assim, suas Altas Atribuições, até o último dia de suas vidas. Isso é um Grande Exemplo para a Nação Brasileira, mantendo o espírito público e a lealdade a Instituição a que se estavam servindo. Sempre foi assim, em nosso Rito Escocês, todos, sem excessão, tiveram a consciência tranquila e deram demonstração do cumprimento do dever até o fim de suas existências, nesse Orbe Terrestre. Parabéns ! Salve os nosso antigos e saudosos Chefes e Líderes ! A maçonaria se sente honrada de ter tido Grandes Soberanos e Grandes Autoridades Escocesas e que deixaram um legado de trabalho e ética em todos os rincões de nossa Pátria.
    Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, Membro Efetivo do Consistório nº 1.

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.