segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Personagens do Grau 32 (Beseleel e Ooliab)

   Beseleel e Ooliab são personagens do Grau 32, apresentados no pentágono do Painel do Grande Acampamento.
  Beseleel é descrito como comandante do acampamento azul, referente à letra T, que reúne os maçons do Grau 26 (Príncipe da Mercê, ou Escocês Trinitário), Grau 27 (Grande Comendador do Templo) e Grau 28 (Cavaleiro do Sol, ou Príncipe Adepto). No estandarte desse acampamento há um leão deitado sobre um campo de ouro, com um colar dourado com o número 525. O emblema desse acampamento é: Ad majorem Dei gloriam (Para a maior glória de Deus).
  Ooliab é descrito como o comandante do acampamento prateado, referente à letra E, que reúne os maçons do Grau 23 (Chefe do Tabernáculo), Grau 24 (Príncipe do Tabernáculo) e Grau 25 (Cavaleiro da Serpente de Bronze). No estandarte desse acampamento há um coração vermelho, com asas azuis e sobre ele uma coroa de louros. O emblema desse acampamento é: Ardens gloria surgit (Ascende, levado pela glória).
As posições dos acampamentos de Beseleel e Ooliab.
   Beseleel (Besaliel, ou Bezaleel) é um personagem bíblico, citado no Livro do Êxodo, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá. Foi um dos artesãos que trabalhou na construção do Tabernáculo Hebreu e era responsável por lavrar os objetos do templo em: ouro, prata, bronze e pedras.
Objetos do Tabernáculo Hebreu.
   Beseleel, cujo nome significa "debaixo da sombra de Deus" foi o artífice responsável pela construção da Arca da Aliança, a qual, mais tarde, guardaria as tábuas com os Dez Mandamentos.
arca da aliança
Beseleel esculpiu a Arca da Aliança em ouro.
   Em seu trabalho na construção no Tabernáculo Hebreu, Beseleel contou com o auxílio de Ooliab (Aholiab), um habilidoso artesão da tribo de Dã. 
Conforme a Bíblia, grande parte dos utensílios do
Tabernáculo foram doados pelos próprios hebreus.
  Beseleel e Ooliab também são citados no Grau 22 (Cavaleiro do Real Machado), visto que este Grau faz referência ao cedro do Líbano utilizado na construção da Arca da Aliança.
O cedro do Líbano teria sido usado na construção da Arca de Noé,
do Tabernáculo Hebreu e do Templo do rei Salomão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.