quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Obras de arte na Câmara do Consistório Nº 1 - Parte 3 (O Acampamento)

    No interior da Câmara do Consistório Nº 1 está fixado o quadro com o título O ACAMPAMENTO. Trata-se  de uma pintura de óleo sobre tela de autoria do artista maçom FERNANDO GOMES.
   A obra faz uma alusão aos antigos acampamentos do povo hebreu no deserto. Esses acampamentos eram formados pelas tribos de Israel em torno do Tabernáculo (tenda central), o qual tinha como função de servir de santuário itinerante.
Quadro O ACAMPAMENTO, de autoria de FERNANDO GOMES.
    Essa tenda central servia de local principal para os cultos do povo hebreu ao Deus Único. 
  Com o passar do tempo, o povo hebreu se estabeleceu definitivamente na Palestina e construiu o seu primeiro templo fixo, o Templo do Rei Salomão.
     O Livro da Lei (Bíblia Sagrada), no Antigo Testamento, no Capítulo 2 do Livro de Números descreve a ordem em que as tendas das tribos de Israel deveriam ser distribuídas.
      Esquematicamente, a distribuição das tribos indicada na Bíblia é a seguinte:
tribos de Israel Tabernáculo
   Em complementação ao esquema acima, o Livro de Números, no Capítulo 2 Versículo 2 descreve: "Os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um debaixo da sua bandeira, segundo as insígnias da casa de seus pais; ao redor, defronte da tenda da congregação, armarão as suas tendas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.