quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Personagens do Grau 32 (Hermes Trimegistus, suas origens)

  Hermes Trismegistus, ou Hermes Trimegisto (significando “o três vezes grande”) é um personagem que muito enriquece os estudos do Grau 32. 
   Dependendo do modo que for estudado, Trimegisto pode ser entendido, pelo menos, a partir de três origens:
   Como primeira hipótese sobre sua origem, temos que para alguns pesquisadores, como Jan van Rijckenborgh, a tradição hermética origina-se num grupo de estudiosos que compuseram os textos iniciais dHermetismo, tais como: o Corpus Hermeticum e a Tábua de Esmeralda. Para esses estudiosos, Hermes Trimesgisto não seria uma pessoa, mas diversas pessoas, as quais deram origem à Doutrina Hermética;
    A segunda hipótese, mais popular e mitológica, entende Hermes Trimegisto como uma combinação do deus egípcio Toth, ou Thot (deus da Sabedoria e do Conhecimento e escrivão dos deuses) e o deus grego Hermes (mensageiro dos deuses, deus do Comércio e da Magia e símbolo da astúcia humana). Neste caso, teríamos uma divindade com características híbridas.



     A terceira hipótese, de caráter histórico, aponta Hermes Trimegisto como uma lenda criada no decorrer do processo de helenização do Egito, ou seja, como resultado da influência da colonização grega após sua dominação nas terras egípcias. 
Nessa lenda, as tradições sobre o deus Hermes, combinadas com as crenças no deus Thot, são reinventadas na figura de um lendário rei, o qual teria vivido mais de 3.000 anos e escrito 42 livros sobre as antigas tradições do Egito, a partir de um ponto de vista grego, dando origem à Doutrina Hermética. Esse rei seria Hermes Trimegistus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.