sábado, 21 de dezembro de 2013

Significado da cripta no Rito Escocês Antigo e Aceito.

     Uma importante parte dos estudos do Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo) ocorre no interior de uma cripta.
    As criptas são construções subterrâneas, ou mesmo cavernas, e possuíram diversos significados ao longo da História.
    No Cristianismo, as criptas são tradicionalmente usadas para a guarda de relíquias (objetos religiosos sagrados) ou como local para o sepultamento de santos e papas, sendo construídas no subterrâneo de igrejas ou catedrais.
A sepultura do Papa JOÃO PAULO II está localizada numa cripta sob o
Vaticano e é um dos mais recentes locais de peregrinação do Catolicismo.

  No Antigo Egito, os faraós e seus pertences eram sepultados em criptas no interior das pirâmides, especialmente construídas com essa finalidade.
As pirâmides egípcias tinham, em geral, a função mortuária.
   Na Mitologia Grega, as criptas eram os locais que ligavam o mundos inferiores (mundo dos mortos) à superfície (mundo dos vivos), tal como narrado no mito de Orfeu, no mito da deusa Ceres e no de Héracles (Hércules).
Orfeu desceu ao mundo dos mortos (Hades) para resgatar sua amada Eurídice.
  Na Antiga Roma, as criptas, ou catacumbas, eram utilizadas como locais para o sepultamento secreto dos primeiros cristãos romanos.
   Ainda no Cristianismo Primitivo, as criptas, ou cavernas, eram os locais para onde se retiravam os monges eremitas cristãos, como Santo Antão, chamado “o pai dos monges”, e Paulo, o Ermitão, a fim de se afastarem dos pecados do mundo.
    Na Maçonaria Simbólica (do Grau 1 ao Grau 3), a principal referência à cripta está associada a um local subterrâneo, destinado à prática da meditação e do silêncio, a Câmara das Reflexões.
    A cripta estudada no Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo) é um local secreto, afastado do mundo profano e altamente consagrado. Nesse local, estão reunidos os Grandes Filósofos da Humanidade, reverenciados pelo Rito Escocês Antigo e Aceito (Zoroastro, Buda, Confúcio, Moisés, Hermes Trimegisto, Platão, Jesus de Nazaré e Maomé).
Algumas reuniões solenes dos Cavaleiros de Malta
eram realizadas em criptas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.