terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Coronel Manoel José de Oliveira, primeiro Presidente do Consistório Nº 1.

     MANOEL JOSÉ DE OLIVEIRA, era brasileiro e nasceu no ano de 1788.
    Graduado em Engenharia, ingressou na carreira militar e foi aluno, em 1814, da Academia Real Militar do Rio de Janeiro, a qual era a escola responsável pela formação dos jovens oficiais do Exército Brasileiro. 
   Após atingir o oficialato, optou pela arma de Engenharia. Foi promovido ao posto de Capitão em 1818 e designado como Professor Substituto da Academia Real Militar.
   No posto de Sargento Mor (Major), foi responsável pela inspeção da obra do Aqueduto Carioca, em 1824
lapa
O Aqueduto Carioca, atual Arcos da Lapa, foi construído no século XVIII
 e tinha a finalidade de levar água de Santa Teresa até o Largo da Carioca.
   Ainda no ano de 1824, trabalhou, juntamente com o Major JOSÉ MARIANO DE MATTOS, no levantamento das obras de fortificação da costa norte da Província do Rio de Janeiro.
    Em 1825, foi designado pelo Imperador Dom Pedro I como responsável pelas reformas no Passeio Público do Rio de Janeiro.
  Elaborou em 1831, o desenho da planta da Casa de Correção da Corte, que tinha, à época, o objetivo de “regenerar moralmente os criminosos através disciplina do trabalho”.
frei caneca
A Casa de Correção da Corte ficou posteriormente conhecida
como o Complexo Penitenciário da Frei Caneca.
    Em 1832, foi designado, juntamente com o Capitão-Tenente JOAQUIM CÂNDIDO GUILLOBEL, para a medição e demarcação dos terrenos na cidade do Rio de Janeiro pertencentes à Marinha. 
   Esteve à frente do cargo de Inspetor de Obras Públicas no Rio de Janeiro até 1835, quando foi substituído por JOÃO CÂNDIDO GUILLOBEL.
   MANOEL JOSÉ DE OLIVEIRA foi sócio-fundador e conselheiro da Sociedade Defensora da Liberdade e Independência Nacional, a qual foi uma importante representação da sociedade, criada em 1831, que atuava politicamente junto à Corte Imperial no Período Regencial do Brasil (1831-1840).
     Em 13 de maio de 1831, foi condecorado com o título de Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo.
   Como Coronel do Exército, foi comandante da Imperial Academia Militar, entre março de 1832 e dezembro de 1833, e da Academia Militar da Corte, entre março de 1835 e maio de 1838. Essas duas antigas academias deram origem à atual Academia Militar das Agulhas Negras (Link para => Ex-Comandantes da AMAN).
Quadro com a foto de MANOEL JOSÉ DE OLIVEIRA fixado na
Galeria dos Ex-Comandantes da Academia Militar das Agulhas Negras.
  Na Maçonaria, tomou posse como o primeiro Grande Secretário do então Grande Oriente Brasílico (ou Brasiliano, ou Brasiliense), sob o título histórico de Irmão Bolívar. Nessa condição, ficou responsável por resguardar as atas das reuniões dessa potência maçônica, fundada em 17 de junho de 1822 e interrompida, por ordem do Imperador e Grão Mestre Dom Pedro I, em 25 outubro do mesmo ano.
    O Grande Oriente Brasiliano só foi reinstalado em 1831, com o nome Grande Oriente do Brasil.
  MANOEL JOSÉ DE OLIVEIRA, na ocasião da fundação do Grande Oriente do Brasil, pertencia à Loja Comércio e Artes, loja maçônica primaz do Brasil (link para => Loja Comércio e Artes).
   Organizou, em novembro de 1837, juntamente com MANOEL JOAQUIM DE MENEZES, o Grande Colégio dos Ritos, com o objetivo acolher os ritos maçônicos praticados no Grande Oriente do Brasil (Rito Escocês Antigo e Aceito, Rito Adonhiramita e Rito Moderno).
   Foi Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil e substituiu diversas vezes o então Grão Mestre JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, em virtude dos seus diversos afastamentos por razões políticas. A partir de 1833, MANOEL JOSÉ DE OLIVEIRA praticamente substituiu-o definitivamente, em razão da condenação de prisão domiciliar imposta a JOSÉ BONIFÁCIO, na Ilha de Paquetá.
   Após afastar-se do Grão Mestrado, MANOEL JOSÉ DE OLIVEIRA assumiu o cargo de Lugar Tenente Comendador, do então Supremo do Grau 33 para o Império do Brasil e, nessa condição, foi o primeiro presidente do então Sublime Grande Consistório de Príncipes do Real Segredo. (Link para => HISTÓRICO DO CONSISTÓRIO).
    MANOEL JOSÉ DE OLIVEIRA faleceu no ano de 1838, aos 50 anos, tendo recebido diversas homenagens do Exército Brasileiro e da Maçonaria Brasileira em seu funeral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.