sábado, 11 de janeiro de 2014

Santo André e o Rito Escocês Antigo e Aceito (Parte 4)

    Dando continuidade ao estudo sobre Santo André e o Rito Escocês Antigo e Aceito.
    O Grau 29 (Grande Escocês de Santo André, ou Patriarca das Cruzadas) é um grau de origem templária, que faz referência à participação dos Cavaleiros da Ordem do Templo (templários) em apoio a Robert Bruce (ou Robert I), rei da Escócia, nas batalhas contra a Inglaterra, pela independência do povo escocês, no ano de 1314.
    Conforme relata a tradição escocesa, o rei Robert Bruce criou a Ordem do Cardo-Selvagem, cujo patrono é Santo André, em reconhecimento ao apoio dos templários escoceses na batalha de Bannockburn. Ainda conforme a tradição, essa Ordem de Cavalaria teria influenciado as origens da Maçonaria na Escócia.
    A câmara filosófica usada para a realização das reuniões maçônicas do Grau 29 tem o seu interior decorado com diversas cruzes em forma X.
    O brasão e a joia do Grau 29 apresentam no centro uma cruz em forma de X, as quais recebem ornamentos que complementam seus significados maçônicos.
     No Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo), grau estudado no Consistório Nº 1, o painel que representa o Grande Acampamento  apresenta no centro um círculo com a Cruz de Santo André, representando o local onde se reúnem os maçons do Grau 33 (Grande Inspetor Geral) e o Soberano Grande Comendador (dirigente máximo dos altos graus da Maçonaria)(Para saber mais acesse => Grande Acampamento).
    A Cruz de Santo André, ao longo do tempo, assumiu um significado associado ao duro combate e à bravura, dessa forma, está presente em diversos outros símbolos atuais.
   Em razão desse outro significado, são vários os emblemas, símbolos, brasões e bandeiras que apresentam cruzes em forma de X, mesmo que sem referência direta a Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.