quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Personagens do Grau 31 (Osíris) - Parte 2

    Dando continuidade ao estudo do deus egípcio Osíris, personagem do Grau 31 (Grande Inspetor Inquisidor Comendador).
As imagens de Osíris exibem-no
 portando um cajado e um chicote,
simbolizando os poderes de
  conduzir seu povo e de puni-lo.
  Segundo tradições que remontam aos Textos dos Sarcófagos (ou Livros dos Sarcófagos), Osíris e sua esposa Ísis, governaram o Egito por mais de cinquenta anos, conduzindo o país com justiça, promovendo o progresso e desfrutando da grande admiração de todo o povo.
   Os principais rivais de Osíris eram o seu irmão Seth, que ha
via sido relegado a governar

no deserto, e seus setenta e dois seguidores.
    Com o intuito de livrar-se de Osíris e assumir o governo de todo o Egito, Seth convidou o rei-deus para um banquete, no qual homenagearia ricamente a realeza do Egito e presentearia o seu irmão Osíri
s.
   No decorrer da festa, Seth
exibiu no salão um cofre feito com cedro, finamente decorado em ouro e preparado com as dimensões do rei.
Seth (com cabeça de hiena) convida Osíris
a deitar-se no cofre que seria ofertado.
   O cofre seria oferecido ao convidado que melhor coubesse no seu interior. Diversos convidados entraram e saíram do interior da urna, mas a mesma era grande demais. Chegada a vez de Osíris, ele se deitou e coube exatamente nas medidas do cofre. Seth e seus comparsas, de imediato, fecharam a urna com uma pesada tampa e selaram-na com metal derretido, prendendo Osíris no seu interior. Agindo com grande violência, Seth e seus cúmplices atiraram o cofre no rio Nilo, que arrastou-o rapidamente para um local desconhecido.

O delta do rio Nilo é a região no alto
do mapa, onde o rio se bifurca e
deságua no Mar Mediterrâneo.
    A partir daí, Seth e seus seguidores assumiram o poder no Egito e deram início a um reinado terror. Realizaram perseguições a todos aqueles que haviam apoiado seu irmão, obrigando os deuses Anúbis e Thoth, bem como a rainha Ísis, grávida de Osíris, a esconderem-se.

  Como objetivo de procurar o corpo do seu marido, a rainha segue rio abaixo, escoltada por sete escorpiões, e dirige-se para a região do delta do Nilo (região onde o rio Nilo deságua no Mar Mediterrâneo), localizada no Baixo Egito.
   Após alguns dias de caminhada, a deusa chegou na cidade de Buto, onde deu a luz ao deus Hórus (deus com corpo humano e a cabeça de falcão)

   A criança, logo após o nascimento, ficou sob os cuidados da deusa-serpente Uadite, que reinava sobre o delta do Nilo, a fim de que sua mãe continuasse nas buscas do corpo do deus Osíris.
   Os eventos finais da lenda do deus Osíris serão narrados estudos seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.