segunda-feira, 31 de março de 2014

Agenda para 2014 do Sublime Capítulo Rosacruz Cruzeiro do Sul.

O maçom OSNI WESLEY é o 
Atherzata  (Presidente) do 
Sublime Capítulo Rosacruz
Cruzeiro do Sul
   Os estudos do Grau 31 (Grande Inspetor Inquisidor Comendador) e do Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo) requerem importantes conhecimentos que são ministrados nos Sublimes Capítulos Rosacruzes (oficinas maçônicas que funcionam do Grau 15 ao Grau 18).
  Como exemplo desses ensinamentos, no Grau 15 (Cavaleiro do Oriente) é ensinada a importância do trabalho árduo e incessante, bem como da permanente vigilância, para a conquista da liberdade de pensar e de reconstruir
  
Brasão do Grau 15 (Cavaleiro do Oriente)
   No Complexo Arquitetônico do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito funciona o Sublime Capítulo Rosacruz Cruzeiro do Sul, o qual ministra instruções e iniciações do Grau 15 (Cavaleiro do Oriente) ao Grau 18 (Cavaleiro Rosacruz, ou Cavaleiro do Pelicano).
    Segue abaixo o calendário das sessões ritualísticas do Sublime Capítulo Rosacruz Cruzeiro do Sul.

2 comentários:

  1. Comandante-em-Chefe, Ir. Sacramento, Consistório,nº 1

    E de grande importância para quem ingressa nessa Câmara do Sublime Capítulo Rosacruz, que se inicia no Grau 15º até o Grau 18º os conhecimento que irá adquirir. O Sublime Capítulo Rosacruz Cruzeiro do Sul, bem dirigido pelo Atherzata Osni Wesley, tem preparado irmãos, que passam por seus importantes Graus. Fiz parte dos Graus no Sublime Capítulo José Clemente Pereira, em Niterói, sob a Presidência serena do nosso Atherzata José Carlos Ferraz, de saudosa memória, de 21 de novembro de 1987 até18 de novembro de 2.000. Fiquei bastante tempo nessa Câmara, ocupando todos os cargos, excessão de Atherzata. Nosso Presidente José Carlos Ferraz, era um irmão operativo, pois trabalhava muito para manter o Sublime Capítulo José Clemente Pereira, de Niterói, face a "campanha" feita no Município de São Gonçalo-RJ, através de um Poderoso Irmão, cujo nome omito, pois se encontra no Oriente Eterno. Queria extinguir o CApítulo de Niterói, que teriam que fazer os Graus Capitulares em São Gonçalo. A finalidade era para nos obrigar a preencher os quadros no Capítulo em São Gonçalo. Foi uma Grande Batalha travada nos bastidores do Palácio do Escocismo, ao tempo do Soberano Comendador Nei Coelho Soares. Vale dizer, que o Atherzata José Carlos Ferraz, com pressão muito alta, passa a sofrer do coração e acaba falecendo, na mesma semana, após ter Presidido uma Sessão, com o auxilio do Ir. Roberto Ribeiro, diante da falta de ar, visível e assustadora. Tal fato ocorreu em meio a nossa luta para manter o Sublime Capítulo José Clemente, em Niterói. (que fique esclarecido que Niterói só possui uma Loja de Perfeição e um Sublime Capítulo). Imediatamente, assumiu, com toda a Força e Vigor, o nosso amigo e Irmão Poderoso Roberto Ribeiro, que deu prosseguimento aos embates, saindo, por fim vitorioso. Passei a residir no Rio, em 1993, mas durante quase 7 anos participamos daquela Câmara, em Niterói, que funcionava aos sábados à partir das 16:00 hs até às 18: horas. Vale dizer, que o Atherzata Roberto Ribeiro conseguiu transferir nosso Sublime Capítulo José Clemente Pereira, do Bairro de Riodades para o Condomínio Maçônico de Niterói, no Centro da Cidade e então a Paz voltou a reinar ! Mas um fato, fora dessa questão Administrativa, precisa ser relatada, pelo seu cunho religioso e de assíduidade é que o Atherzata José Carlos Ferraz, comparecia, todos os anos, para trazer os irmãos ao Conclave Rosacruz, na Semana Santa e serem Elevados ao Grau 18º, aqui no Palácio do Escocismo. Ele, ainda, acendia o fogo, que a tudo consome, no Ágape final. Outra questão muito importante à todos os que são Elevados à essa Câmara é a oportunidade de fazerem uma viagem ao seu interior, buscando valores espirituais adormecidos, desde os tempos da infância. É sabido que muitos Irmãos, após o Grau 18º procuram uma religião para professarem a sua fé, pois como todo mundo sabe, a Maçonaria não tem a missão de natureza do culto e da liturgia religiosa.
    Que o Mestre Nazareno, nos oriente, abençoe e seja o nosso Caminho, a Verdade e a Vida, para que possamos atingir as Primícias do Reino que o Pai nos preparou.
    Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, Membro Efetivo do Consistório, nº 1, Portador da Comenda do Mérito Motezuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão Sangenis, mais um vez te agradeço pela aula de história acerca da Maçonaria Fluminense, contada por um dos seus protagonistas.
      Receba nosso tríplice abraço.

      Excluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.