sábado, 29 de março de 2014

Agenda para 2014 da Augusta Loja de Perfeição Cruzeiro do Sul.

O maçom JOÃO GUERRERO é o
Três Vezes Poderoso Mestre
(Presidente) da Augusta Loja
de Perfeição Cruzeiro do Sul
   Os estudos do Grau 31 (Grande Inspetor Inquisidor Comendador) e do Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo) requerem importantes conhecimentos que são ministrados nas Lojas de Perfeição (oficinas maçônicas que funcionam do Grau 4 ao Grau 14).
   Como exemplo desses ensinamentos, no Grau 9 (Cavaleiro Eleito dos Nove) no Grau 10 (Cavaleiro Eleito dos Quinze), que dão prosseguimento ao estudo da Lenda do Mestre Arquiteto Hiram Abiff, são ministrados ensinamentos ligados à utilização dos meios legais para a aplicação da Justiça, bem como ao respeito às autoridades constituídas .
    Já no Grau 13 (Cavaleiro do Real Arco), são apresentados os ensinamentos místicos ligados à Lenda de Enoque e à busca da Verdade, através da alegoria da Palavra Perdida 
Brasão do Grau 13 (Cavaleiro do Real Arco)
   No Complexo Arquitetônico do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito funciona a Augusta Loja de Perfeição Cruzeiro do Sul, a qual ministra essas instruções e iniciações do Grau 4 (Mestre Secreto) ao Grau 14 (Perfeito e Sublime Maçom).
    Segue abaixo o calendário das sessões ritualísticas da  Augusta Loja de Perfeição Cruzeiro do Sul.
Publicada no Boletim Nº 293 (ano 2013) do
Supremo Conselho do Brasil do Grau 33
para o Rito Escocês Antigo e Aceito.

5 comentários:

  1. Cmt. em Chefe:
    Ir.'. Milton Antônio Graça do Sacramento- Consistório nº 1.
    Tive a grata satisfação de ter passado pela Augusta Loja de Perfeição Cruzeiro do Sul, durante o meu aprendizado sobre os Graus Inefáveis. Quanto mais cresço no aprendizado, mais honrado me sinto em pertencer a essa Sublime Ordem.
    Ao T.'.V.'.P.'.M.'. João Guerrero que o GADU vos cubra de emanações de sabedoria na condução daquele Sublime Corpo.
    Cmt. em Chefe, este Corpo que agora me recebe, dá-me a oportunidade de poder enxergar além do Portal, pois este está próximo e agradeço a contribuição de conhecimentos maçônicos que a mim chegam através de Vossa Sabedoria.
    T.'.F.'.A.'.
    Ir.'. João Anselmo de Oliveira, Grau 31 - IME 076143.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão João Anselmo, agradecemos a sua participação e o seu apoio.
      Receba nosso tríplice abraço.

      Excluir
  2. Comandante-em-Chefe, Ir. Sacramento. Consistório nº 1.
    Caro Amigo Sacramento. Você continua imbatível. Tenho lido sempre, mas as vezes me falta tempo e talvez dedicação apaixonada para escrever. Mas sempre que conseguimos deixamos fatos marcantes ou curiosos. Cumpre dizer, que é da maior relevância para o Mestre Maçom o contato com a Augusta Loja de Perfeição Cruzeiro do Sul, hoje sob os cuidados do Poderoso Mestre João Guerreiro, nosso conhecido e amigo. O Mestre Maçom, acostumado com o Simbolismo, ao passar pelo Portal dessa Augusta Câmara, ele começa a entrar em contato com o seu eu interior, através dos sábios ensinamentos que lhes são ministrados, tais como a aplicação da Justiça e o respeito as Autoridades, além d o prosseguimento da lenda do Mestre Construtor Hiran Abiff. Minha experiência nesses Graus se deram na Augusta Loja de Perfeição Cônego Januário da Cunha Barbosa, em Niterói, RJ, no início dos anos de 1985 (Mestre Secreto - Grau 4) até o final de 1986 (Perfeito e Sublime Maçom - Grau 14) sob a vibrante oratória e Chefia do Poderoso Irmão Geraldo dos Reis Sobrinho, de saudosa memória, que mesmo padecendo do Mal de Parkinson, jamais faltava uma reunião, ficando no seu posto de Comando até dias antes de partir para o Oriente Eterno. Foi com esse Poderoso Mestre que percebi a importância dessa outra Maçonaria chamada impropriamente de Filosófica, mas que deixou gravada com fogo em meu coração, pelas palavras sábias do Poderoso Mestre Reis Sobrinho a HONRA, a DIGNIDADE e o ESPÍRITO RELIGIOSO de nosso REAA, fazendo com que me tornasse um fiel seguidor do Espiritualismo, até os dias do hoje, pois as palavras de Reis Sobrinho, ainda, vibram em meu coração, tal era a sua SABEDORIA, a sua FÉ e o seu RESPEITO. Suas eloquentes palavras, ainda, nos inspiram para o cumprimnto do dever e amor maçônico, passados tantos anos.
    Grande Inspetor Geral, Ir. Sangenis, portador da Comenda do Mérito Montezuma e Membro Efetivo do Consistório, nº 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão Sangenis, agradecemos mais uma vez a sua participação o seu apoio.
      Receba nosso tríplice abraço.

      Excluir
  3. Bom dia a todos. Gostaria apenas de comunicar algumas alterações realizadas de última hora no nosso calendário.
    No dia 03/12/14 não haverá sessão. Ela foi antecipada para o dia 02/12/14 e será de INSTRUÇÃO AO GRAU 14.
    No dia 11/12/14 a sessão será de INICIAÇÃO AO GRAU 14.
    No dia 13/12/14 não haverá sessão, ela foi antecipada pelo SUPREMO CONSELHO para o dia 06/12/14 SABADO.
    TFA
    João Guerrero - TVPM

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.