terça-feira, 25 de março de 2014

Advogado Humberto Chaves (Ex-Presidente do Consistório Nº 1)

     O maçom HUMBERTO CHAVES foi iniciado no dia 19 de julho de 1916, na Augusta Respeitável Grande Benfeitora Loja Simbólica Acácia Nº 177 (link para => Loja Acácia Nº 177), localizada no município de Niterói.
   
Nos Graus Simbólicos, foi filiado e membro honorário de diversas lojas do Estado do Rio de Janeiro, chegando a ser Grande Secretário Geral da Ordem, durante o terceiro mandato de OTÁVIO KELLY à frente do Grão Mestrado do Grande Oriente do Brasil (período entre 1931 e 1933). Foi também agraciado com o título de Benemérito da Ordem.

     No ano de 1968, sob o Grão Mestrado de ÁLVARO PALMEIRA, fez parte da comissão do Grande Oriente do Brasil responsável pela revisão da Constituição do Rito Brasileiro, a qual foi aprovada no mesmo ano.
Em 1968, o Rito Brasileiro, apesar de
regular, não possuía lojas funcionando no
âmbito do Grande Oriente do Brasil.
   Após a promulgação da Constituição do Rito Brasileiro, HUMBERTO CHAVES assumiu o cargo como o primeiro Soberano Grande Primaz do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro (link para o => Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro) e, nessa condição, firmou o Tratado de Amizade e Aliança Maçônica com o Grande Oriente do Brasil

O maçom HUMBERTO CHAVES 
era advogado.

    Nos Altos Graus, reorganizou o Ilustre Conselho de Kadosh Nº 1, assumindo o cargo de Grande Venerável (Presidente) desse Alto Corpo em duas ocasiões: no período de 1930 a 1933, e no período entre 1936 e 1939.
   HUMBERTO CHAVES foi Membro Efetivo do então Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito para os Estados Unidos do Brazil.
     No Consistório Nº 1, foi presidente no período entre 15 de fevereiro de 1966 e 15 de setembro de 1967. Tendo assumido esse cargo em razão do afastamento da presidência desse Alto Corpo do então Soberano dos Soberanos (na nomenclatura atual, Comandante-em-Chefe) ANTÔNIO TARCÍLIO DE ARRUDA PROENÇA, por motivos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.