segunda-feira, 14 de abril de 2014

As civilizações do Crescente Fértil e o Rito Escocês Antigo e Aceito - Egito (Parte 1)

    Dando continuidade aos estudos das antigas Civilizações do Crescente Fértil (link sobre o que é o => Crescente Fértil) e o Rito Escocês Antigo e Aceito. A primeira civilização estudada é a egípcia.
   Geograficamente, o Antigo Egito era uma região localizada no norte da África e que se estendia ao longo do rio Nilo. Essa área era dividida em duas partes: o Vale do Nilo (região desértica no centro do país, banhada apenas pelo rio Nilo) e o delta do Nilo (local com várias áreas férteis, onde o rio deságua no mar Mediterrâneo).
O Egito está localizado no Nordeste da África.
   O progresso do Antigo Egito ocorreu principalmente em razão da fertilidade gerada no solo após as enchentes do rio Nilo e da possibilidade de usar o rio como rota de transporte de pessoas e de comércio.
As cidades de Mênfis e Tebas foram capitais do Antigo Egito. As cidades 
de Luxor, Karnak e Heliópolis foram importantes centros religiosos.

   A primeira alusão egípcia no Rito Escocês Antigo e Aceito neste estudo é a referência solar, que está claramente representada nas características e decoração dos templos do Grau 1 (Aprendiz) e Grau 2 (Companheiro).
   Conforme a tradição, esses templos deviam ser construídos de modo que o eixo do seu comprimento coincidisse com a orientação Leste-Oeste do planeta. Quanto à decoração interna, os rituais estabelecem um lugar de destaque no lado oriental do templo para ser ocupado pelo Sol. 
No teto Templo do Grau 1 (Aprendiz), bem como na decoração 
de todo o restante da loja, o Sol ocupa uma posição destacada.
   No governo teocrático do Antigo Egito, o Sol era considerado como uma das principais divindades, estando associado ao deus Rá (ou Atum, ou Amum)
    Em homenagem ao Sol foi criada a cidade de Om (ou Heliópolis).
    Para os egípcios, o deus sol, que diariamente vinha do Oriente, era o emanador sabedoria, da vida e da luz
   A função divina do Sol no Antigo Egito assumiu tal relevância que, durante o reinado do faraó Amenhotep IV (ou Amenófis IV, ou Aquenaton), o astro-rei foi elevado à condição de único deus egípcio, recebendo o nome de Aton
As imagens relacionadas ao faraó Aquenaton
são, muitas vezes, associadas ao culto solar.
   Após o reinado do faraó Aquenaton, a teocracia egípcia reassumiu o politeísmo no Antigo Egito.
    Seguirão outros estudos envolvendo o Antigo Egito e o Rito Escocês Antigo e Aceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.