terça-feira, 27 de maio de 2014

Origens das diferenças entre os Graus Simbólicos e os Altos Graus (Parte 1)

    No período entre as décadas de 1730 e 1760, a Maçonaria deu início às suas atividades na França. 
   No território francês, surgiram vários ritos e graus maçônicos ligados às mudanças sociais que estavam acontecendo no continente europeu. 
Entre os anos de 1730 e 1760, a nobreza francesa
estava no auge do poder político na França.
     Alguns graus e ritos que surgiram na França, rompiam com as origens maçônicas ligadas à construção do Templo de Salomão e pregavam que a Maçonaria surgiu em virtude do retorno à Europa dos cavaleiros nobres que haviam lutado nas Cruzadas.
As Cruzadas deslocaram milhares de cristãos da Europa, com destino à
Terra Santa (Palestina), a fim de lutarem contra os mouros (ou árabes).


     Durante as Cruzadas, um grande número de pessoas da nobreza, estudiosos, teólogos e comerciantes conviveram durante décadas com as tradições religiosas, filosóficas e culturais dos povos gregos, egípcios, palestinos e árabes.
A mitologia sobre a Palavra Perdida, estudada nos Altos
Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, é oriunda da Palestina.
   As tradições assimiladas desses povos influenciaram fortemente o surgimento da Maçonaria na França e, em particular, a doutrina do Rito Escocês Antigo e Aceito.
    Os símbolos estudados nos novos graus que surgiam, não eram mais as ferramentas de pedreiros. Passaram a ser brasões, mitos e valores ligados: à nobreza, às mitologias grega, egípcia e hebraica, ao Cristianismo e à cavalaria medieval.
    O rito que mais se destacou nesse período foi o Rito Escocês Antigo e Aceito. Nesse rito, os três graus que existiam antes dessa mudança passaram a ser chamados de Graus Simbólicos (ou Graus Universais).
     Os graus criados a partir do Grau 4 (Mestre Secreto), foram chamados Altos Graus (ou Graus Superiores).
     Nos estudos seguintes serão analisados outros aspectos diferenciadores entre os Graus Simbólicos (Graus 1, 2 e 3) e os Altos Graus (do Grau 4 ao Grau 33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.