sexta-feira, 16 de maio de 2014

O símbolos alquímicos da morte e o Rito Escocês Antigo e Aceito.

    Os símbolos da morte estão presentes direta ou indiretamente em praticamente todos os graus do Rito Escocês Antigo e Aceito. 

     São vários os quadros, músicas, aromas e objetos que, ao longo do curso maçônico, relembram que toda existência, alegria e sofrimento tem um fim
   Os significados de um cada desses elementos simbólicos variam de acordo com os ensinamentos de cada grau, podendo o mesmo elemento ter significados diferentes em Graus diferentes.

Na figura acima, são apresentados alguns símbolos associados 
à morte encontrados no Rito Escocês Antigo e Aceito
    Um dos importantes significados da morte no Rito Escocês Antigo e Aceito está relacionado ao processo de aperfeiçoamento e renovação estudado na Alquimia.
  Nessa visão, simbolicamente, a Filosofia Maçônica entende que a morte física, ou mesmo a "morte psicológica", são necessárias para o renascimento e o aprimoramento do Homem.
O gráfico relata o percurso alquímico do Homem ao longo sua existência.

      Ensinava a Alquimia que é necessário ao Homem que sua matéria se "dissolva" e que ele "desça" ao Inferno, à Mansão dos Mortos (no Cristianismo), ao Hades, Tártaro (nas mitologias grega e romana), aos Mundos Inferiores (em diversas tradições) para que ocorra sua purificação e renascimento.
    Um importante símbolo alquímico e maçônico relacionado à morte é a caveira, a qual representa o estado de morte física do Homem.
  Outro símbolo importante é o mercúrio, o qual era considerado pelos alquimistas como o solvente universal, com poder de tudo destruir ou dissolver.
O Baphomet é um símbolo alquímico, que possui nos
 braços as inscrições solve e coagula, simbolizando as propriedades
 de degradação e de reintegração da matéria, ou do ser humano.

    As regiões subterrâneas (ou infernos), como símbolo da morte, estão associadas às antigas crenças (egípcia, grega e romana), as quais entendiam que, com a morte do corpo, o espírito do defunto habitaria em regiões abaixo da superfície terrestre.

   Por fim, a escuridão e a sombra são os símbolos associados à morte psicológica. Conforme afirmava a Alquimia, no momento extremo do sofrimento psicológico não é possível enxergar a Luz.

  No Rito Escocês Antigo e Aceito, personagens como: Hércules, no Grau 1 (Aprendiz Maçom); Osíris, no Grau 31 (Grande Inspetor Inquisidor Comendador) e Jesus de Nazaré, no Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo), desceram ao Mundo dos Mortos para poderem cumprir as missões às quais estavam destinados.

    Complementando este estudo, acesse os links abaixo:
Link para => Osíris
Link para => Jesus de Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.