quarta-feira, 9 de julho de 2014

Ary Azevedo de Moraes (Ary Charuto), ex-presidente do Consistório Nº 1.

    ARY AZEVEDO DE MORAES, o saudoso Ary Charuto, era maçom mineiro, nascido em Juiz de Fora. Foi iniciado no dia 17 de junho de 1944, chegando a ser o decano da Loja Cayrú Nº 762 (Link para => Loja Cayrú), no bairro Méier, no Rio de Janeiro.
    Ary Charuto pertencia também ao quadro de obreiros da  tradicional Loja Esperança Nº 0037, também localizada no Rio de Janeiro.
   Durante mais de sessenta e seis cinco da sua vida, dedicou-se à Maçonaria Brasileira, onde exerceu inúmeros cargos nas potências simbólicas, chegando a tornar-se o decano da Soberana Assembléia Federal Legislativa e portador da Comenda Dom Pedro I.
Consistório de Príncipes do Real Segredo
O maçom Ary Azevedo de Moraes teve sempre
 uma ação maçônica firme e destacada.
 

   Nos Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, Ary Charuto alcançou o Grau 33 (Grande Inspetor Geral) e exerceu o cargo de Presidente do Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo Nº 1, no período entre 03 de maio de 1990 e 15 de outubro de 1993.
    No Supremo Conselho do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, ocupou o cargo de Membro Efetivo e era um personagem sempre presente no dia-a-dia daquela potência maçônica.
Consistório de Príncipes do Real Segredo
Ary Charuto vestido com os paramentos
de Membro Efetivo do Supremo Conselho.
 
    Na vida profana, Ary Charuto trabalhou na assessoria do governo de Juscelino Kubtischeck, foi fabricante do medicamento odontológico Um Minuto, participou da fundação da rede das Pioneiras Sociais e foi tesoureiro da Cruz Vermelha Brasileira.
    Como autor, Ary Azevedo Moraes escreveu o livro "Eu vi e vivi", disponível na biblioteca do Grande Oriente de São Paulo (Link para => Biblioteca Maçônica Virtual Ibrahim Nobre).
   Ary Charuto após 89 anos de uma vida intensamente vivida, faleceu no dia 22 de outubro de 2009, e deixou na Maçonaria Fluminense uma lacuna que jamais será preenchida.
    Clique no link abaixo e acesse o vídeo em homenagem ao saudoso eterno Presidente do Consistório Nº 1, Irmão Ary Azevedo de Moraes.
Vídeo em homenagem ao => Ary Charuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.