segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Estudo do quadro From darkness to light (Parte 5)

     Dando continuidade ao estudo dos símbolos contidos no quadro “From darkness to light”.
Quadro "From darkness to light".
Links para a => Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 deste estudo.
     Abaixo da figura contendo os três homens nos degraus de uma escada encontra-se a figura do Tabernáculo Hebreu, isto é, uma tenda sagrada, onde os hebreus se reuniam e realizavam seus cultos a Yahweh, o Deus Único dos hebreus.
Imagem ampliada do Tabernáculo exibida no quadro.
     O Tabernáculo foi inserido na tradição hebraica a partir do período em que o patriarca Moisés, auxiliado por Aarão, esteve à frente do Povo Escolhido, conduzindo-o à Terra Prometida (ou Canaã), numa fase bíblica de deslocamento populacional conhecida como Êxodo.
Conforme o Antigo Testamento, interior do Tabernáculo Hebreu tinha dois ambientes principais: o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo (ou Santo dos Santos). 
     A fim de melhor explicar a descrição do Tabernáculo Hebreu, segue abaixo um link descritivo daquela tenda.
    As primeiras práticas de culto no Tabernáculo Hebreu foram implantadas no período em que Aarão, irmão mais velho de Moisés, foi o sumo sacerdote. 
     As referências ao Tabernáculo Hebreu são encontradas em diversos graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, especialmente no Grau 4 (Mestre Secreto), no Grau 23 (Chefe do Tabernáculo), no Grau 24 (Príncipe do Tabernáculo) e no Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo).

Brasão do Grau 23 (Chefe do Tabernáculo)
    O Timna Park, próximo à cidade de Eilat, em Israel, exibe uma réplica, em tamanho natural, do Tabernáculo Hebreu. Trata-se de um parque ao ar livre, aberto à visitação turística.
Link para o => Timna Park, em Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.