domingo, 27 de julho de 2014

As civilizações do Crescente Fértil e o Rito Escocês Antigo e Aceito - Mesopotâmia (Parte 3)

     Dando continuidade ao estudo sobre a Mesopotâmia e o Rito e Escocês Antigo e Aceito.
Link para a Parte 1 deste estudo.
Link para a Parte 2 deste estudo.
   No Grau 28 (Cavaleiro do Sol, ou Príncipe Adepto), a referência à Mesopotâmia no Rito Escocês Antigo e Aceito remonta a um período muito antigo. 
   O Grau de Cavaleiro do Sol tem como personagem principal: Adão, o primeiro homem criado por Deus. Nesse Grau, Adão é o título do presidente da Câmara Filosófica do Grau 28.
Brasão do Grau 28 (Cavaleiro do Sol).
     Ao ser criado, Adão viveu inicialmente no Jardim do Éden (ou Paraíso) que, conforme a tradição, estava localizado nas terras da Mesopotâmia, no vale entre os rios Tigre e Eufrates, correspondendo atualmente à região do Iraque.
As especulações mais atuais afirmam que o Jardim do Éden
teria sua localização entre a cidade de Ur e a Babilônia.
    No Grau 28, é estudado também o episódio da expulsão de Adão do Jardim do Éden, resultando daí a sua jornada, bem como a de seus descendentes, pela Mesopotâmia.
     Nos Graus Simbólicos (Graus 1, 2 e 3), a espada flamígera, que simboliza o poder do Venerável Mestre, é uma referência ao período mesopotâmico no qual Adão foi expulso do Jardim do Éden. 
Conforme tradição maçônica, a espada flamígera de uma
 deve ser portada exclusivamente pelo seu Venerável Mestre 
ou, 
excepcionalmente, por um outro Mestre Instalado da loja.
    Conforme a tradição, após a expulsão de Adão e de Eva do Paraíso, um anjo querubim, enviado por Deus, portando uma espada flamígera, guarda a entrada do Jardim do Éden e impede o acesso à Árvore da Vida.
A desobediência cometida por Adão criou,
no Cristianismo, o conceito de Pecado Original.
 
     Tomando por base a narrativa sobre a queda do Homem, devido ao pecado de Adão, e da sua expulsão do Jardim do Éden, a espada flamígera pode, maçonicamente, significar a justiça de Deus e o poder divino, que foram aplicados em razão da desobediência de Adão.
   Outro significado atribuído à estrela flamígera é a vigilância, neste caso, compreendida como a permanente tarefa maçônica de defensora da Verdade.
    Ainda nos Graus Simbólicos, os signos astrológicos que decoram os templos no Grau 1 (Aprendiz Maçom), são oriundos das tradições da Mesopotâmia.

   Conforme os estudos da História das Civilizações, os ensinamentos que deram origem à atual Astrologia Ocidental tiveram início nas civilizações mesopotâmicas da Babilônia e da Caldéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.