quinta-feira, 24 de julho de 2014

As civilizações do Crescente Fértil e o Rito Escocês Antigo e Aceito - Mesopotâmia (Parte 2)

    Dando continuidade ao estudo sobre o Rito Escocês Antigo e Aceito e a Antiga Mesopotâmia.
Link para => Parte 1 deste estudo.
Mesopotâmia era a região asiática situada entre os rios Tigre e Eufrates
     No Grau 15 (Cavaleiro do Oriente, ou Cavaleiro da Espada) ocorre uma importante referência à Mesopotâmia. Nesse grau é relatado o retorno do povo de Israel à sua terra (Canaã, na Palestina), após terem sido libertados por Ciro, o Grande, rei da Pérsia.
Link para o estudo sobre => Ciro, o Grande
Na Antiguidade, o exílio para terras distantes e a destruição da
cidade de origem eram castigos comuns aos povos derrotados nas batalhas.
    O evento central dos estudos do Grau 15 é o papel desempenhado por Zorobabel, que conduz o seu povo desde o exílio nas terras da Babilônia, localizada na Mesopotâmia, até a região da Palestina.
Link para o estudo sobre => Zorobabel
A reconstrução do Templo de Jerusalém ocorreu num período de
conflitos entre os povo de Israel e o samaritanos. Em razão disso,
seus operários trabalhavam armados.
     No Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo), o Exílio Babilônico (ou Cativeiro Babilônico) e suas influências volta a ser estudado. Os personagens nesse estudo são: Zorobabel, Ciro, Esdras e Neemias.
     Conforme a mitologia dos Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, Zorobabel liderou politicamente os primeiros grupos de hebreus que retornaram do exílio na Babilônia. Na mesma história, Esdras e Neemias foram os lideranças religiosas que guiaram o Povo Escolhido a permanecerem nos caminhos da religião judaica. Já Ciro, o Grande, foi o rei da Pérsia que derrotou os babilônios e autorizou o retorno dos hebreus à Palestina.
     No Grau 21 (Noaquita, ou Cavaleiro Prussiano), temos outra importante referência mesopotâmica, trata-se do personagem Phaleg (ou Peleg), mestre-arquiteto da Torre de Babel (ou Sinar). 
Link para o estudo sobre => Phaleg
    Esse grau relata Peleg designado pelo rei Ninrode para dirigir os trabalhos de construção na Babilônia de uma torre muito alta, que pudesse servir de refúgio à população contra os futuros dilúvios enviados por Deus.
A Torre de Babel é a primeira grande construção humana,
feita por pedreiros, citada pela Bíblia.

2 comentários:

  1. Um conhecimento extraordinário acerca da Torre de Babel. Somos castigados, ou não evoluímos pq não detemos o conhecimentos. Assim está escrito em Oséias 4 : 16 O meu povo sofre. E assim aconteceu na época da construção da Torre de Babel. por desobediência ao criador resolveram chegar as alturas, com isso queriam mudar o que não podem, daí a razão do sofrimento.

    ResponderExcluir
  2. Caro Irmão Artur Valente, obrigado pela participação.
    O estudo que cerca a construção da Torre de Babel é importantíssimo no contexto da Maçonaria e o Rito Escocês Antigo e Aceito. Aprofunde-se nesse estudo.
    Receba nosso tríplice abraço.

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.