domingo, 31 de agosto de 2014

Aniversário do Consistório Nº 1 (177 anos)


   No dia 01 de setembro de 2014, o Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo Nº 1 completa 177 anos de fundação.
  No século XIX, por iniciativa do Soberano Grande Comendador JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, mais exatamente no dia 01 de setembro de 1837, foi criado o então Sublime Grande Consistório de Príncipes do Real Segredo, cujo primeiro presidente foi o Capitão do Exército MANOEL JOSÉ DE OLIVEIRA
   Além de ser o primeiro Consistório criado no Brasil, este Alto Corpo é uma das mais antigas Oficinas Maçônicas da América do Sul. 
  Deste modo, a Administração do Consistório Nº 1 parabeniza a todos os maçons que pertencem ou pertenceram ao quadro de obreiros desta Oficina e conclama-os a continuarem participando das nossas reuniões ritualísticas e aprofundando seu conhecimento maçônico.
PARABÉNS AO MUI PODEROSO CONSISTÓRIO
DE PRÍNCIPES DO REAL SEGREDO Nº 1

4 comentários:

  1. Ir. Sangenis, IME 36.78431 de agosto de 2014 às 17:43

    Comandante-em-Chefe, Ir. Sacramento. Consistório, nº 1

    Amigos.
    Ao parabenizar o Comandante-em-Chefe,a Administração do Corpo, os Membros Efetivos e os Príncipes do Real Segredo e todos os demais membros da Oficina, desejo lembrar que há alguns anos passados, comemorávamos, com um buffet, o aniversário do Consistório, nº 1, com uma recepção ao Soberanos do Santo Império e mais os Membros do Consistório. Os mais antigos hão de se lembrar...
    Não falo isso como crítica, pois sempre fui obediente e disciplinado, desde jovem, por meus pais, principalmente, meu velho que era Oficial de Infantaria ex-Combatente do Exército Brasileiro, mas como somos uma fonte de Arrecadação importante do Supremo Conselho, poderíamos, no mínimo ordenar a despesa para as comemorações do importante Corpo que é o Consistório, nº 1, pois seria uma oportunidade de confraternizar com os Irmãos de tantos anos. Fica, assim, apenas, uma sugestão, pelo menos para os 180º Aniversário, daqui a três anos, em 2017.
    Ir. Sangenis, Portador da Comenda do Mérito Montezuma, Membro Efetivo do Consistório, Nº 1, desde 1994.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão Sangenis, obrigado pelo apoio e pelo carinho que tens com o Consistório Nº 1.
      Receba nosso tríplice abraço.

      Excluir
  2. Cmt. em Chefe Ir.'. Milton Antônio Graça do Sacramento - Consistório nº 1.

    Nesta fabulosa oficina maçônica de aprimoramento de seus obreiros onde, nesta curta passagem que temos por este planeta, falo isto, pois os estudos da Kabbalah me levam a crer que tudo continua depois de nosso desencarne e assim, estando eu temporariamente como membro dessa Mui Poderosa Oficina, sinto-me privilegiado, pois minha passagem por este planeta não está sendo em vão e os IIr.'. com os quais estou convivendo são uma Graça do Supremo Criador, enviados para ajudar-me nesta elevação a um plano mais próximo Dele.
    Assim sendo, honrado estou por que IIr.'. como os Sábios Sacramento e Sangenis, se me permitem assim chamá-los, estão junto comigo participando dessa Sublime Jornada em direção ao Supremo Criador de todas as coisas, Deus.
    Parabéns Consistório nº 1, pois estais muito bem representado em seu Comando e nos seus Sábios.
    Tenho dito.
    Ir.'. João Anselmo de Oliveira - Grau 32 - IME 076143
    T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir
  3. Apenas poesia.

    AMOR E VIDA

    Muita semente esquecida
    Em simples trato de chão
    Transforma os charcos da vida
    Em flor, alegria e pão.

    Quem sente amor não reclama
    Privilégios para si,
    Quanto mais sofre, mais ama,
    Quanto mais chora, mais ri.

    Quem sabe renunciar,
    Fazendo feliz alguém,
    Por si já sabe olvidar
    As mágoas que a vida tem.

    Amor real e profundo
    Dos sonhos e anseios meus,
    Só mesmo existe no mundo
    No coração que é de Deus.

    Amor não é fanatismo,
    Ciúme; inveja e paixão.
    Amor é um a Luz Divina
    Por dentro do coração.

    Amor de mãe, poesia
    Inspirada, terna e pura,
    Que o Senhor criou um dia
    Pensando em nossa ventura.

    Vive; trabalha e abençoa,
    Que a treva jamais te vença...
    Quem ama sempre perdoa
    A dor de qualquer ofensa.

    Na Terra, o amor é assim:
    Uma estrela em doce luz
    Que brilha, do início ao fim,
    E se consome na cruz.

    Justiça aponta a Verdade
    Sem segredos e sem véus,
    Mas somente a Caridade
    Sabe o caminho dos Céus.

    Do livro: Sementes De Luz, Médiuns: Francisco Cândido Xavier e Carlos Bac

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.