sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Assuntos do Grau 32 (A Estrela)

   A Cripta dos Grandes Filósofos (ou Cripta das Grandes Luzes, ou Cripta) é um importante símbolo dos Altos Graus da Maçonaria, estudada no Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo) do Rito Escocês Antigo e Aceito.
 Na cripta dos Grandes Filósofos reúnem-se, simbolicamente, oito personagens: Platão, Jesus, Buda, Maomé, Zaratrusta, Confúcio, Hermes Trimegista e Moisés.
  Além desses personagens, uma estrela de cinco pontas encontra-se localizada no centro da Cripta.
Na Cripta, a Estrela situa-se sobre uma coluna localizada
numa posição central em relação às colunas dos demais filósofos.

   A Estrela apresentada na Cripta é um importante símbolo místico, que revela antigos ensinamentos ligados ao cosmos.
  Na Antiguidade, muitas vezes eram as estrelas que indicavam a rota correta. Com isso, a estrela passou a ser usada como símbolo do caminho a ser seguido. Como exemplos, pode-se citar a Estrela Polar, amplamente usada pelos antigos navegantes, e a Estrela de Belém, a qual, segundo a tradição cristã, serviu como estrela-guia aos Reis Magos, logo após o nascimento de Jesus de Nazaré.
O astrolábio era um instrumento muito usado pelos navegadores,
utilizando as estrelas e outros corpos celestes como referência.
     Maçonicamente, a interpretação fundamental é a de que, na Cripta dos Grandes Filósofos, a Estrela representa o futuro e, por conseguinte, o próximo filósofo, ou seja, o Amanhã. Neste caso, a Estrela traz um significado relacionado à Esperança.
    Simbolicamente, é possível também entender que a Estrela é a representação da Luz Divina que ilumina os personagens da Cripta, os quais teriam cumprido seus ministérios estando iluminados (ou inspirados) pelo Grande Arquiteto do Universo.
    Pelo fato de possuir cinco pontas, a Estrela pode ser associada ao Pentagrama, estabelecendo uma ligação desse Grau com os ensinamentos do filósofo Pitágoras.
O pentagrama (ou estrela de cinco pontas) é um
antigo símbolo, estudado pela Escola Pitagórica.
    A análise do Pentagrama e sua relação com o Rito Escocês Antigo e Aceito será feita em estudos posteriores. 

8 comentários:

  1. O texto diz: " Maçonicamente, a interpretação fundamental é a de que, na Cripta dos Grandes Filósofos, a Estrela representa o futuro e, por conseguinte, o próximo filósofo, ou seja, o Amanhã. Neste caso, a Estrela traz um significado relacionado à Esperança."

    Pois bem, como cristão nascido de novo e ciente da Escrituras relacionadas ao "Amanhã" e a "Esperança" , testifico com convicção: Essa estrela que vocês, maçons, esperam, é na verdade, o Anticristo, o falso Messias, a videira da terra, o homem do pecado, o filho da perdição. Milhões o seguirão e serão enganados por crerem e amarem a mentira.

    ResponderExcluir
  2. kkkkk sempre tem um para acreditar em conto de fadas... meu amigo ouca nosso grande Mestre Jesus nao julge para nao ser julgado pois com a mesma mao que julgardes sera julgado e ainda dizem ser cristaos. que Deus nosso Pai lhe perdoe.

    ResponderExcluir
  3. vcs profanos nao entendem nao abrem a mente e pior nao limpam os coracoes das maldades do mundo e ai preferem atacar que nao conhecer do que agradecer pela propria vida e praticar o amor que Jesus trouxe e ai vivem nesse mundo da teoria da conspiracao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fanatismo religioso é perigosíssimo! O fanático, um dia acaba atentando contra a própria vida ou contra a vida de outrem.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Jesus Cristo é o único Santo e o único Justo. Nele somos justificado e santificados. O resto é oferenda de Caim ou cobertura de folhas de figueira (Quem lê entenda). As Escrituras são muito claras ao permitirem que o cristão julgue, no sentido de discernir a mentira da verdade,o justo do injusto. A vinda do Anticristo, daquele que virá a engrandecer o seu próprio nome, não é uma mera teoria conspiratória, mas a revelação de profecias verdadeiras, de Deus, notificadas a homens santos, tais como o profeta Daniel, apóstolo João, apóstolo Paulo, etc. E o fato incrível é que todas as ordens iniciáticas regidas pelo deus desta era darão as boas-vindas a ele e ao seu governo mundial... Até os judeus, que rejeitaram a Jesus e que ainda aguardam a manifestação do Messias deles, serão enganados por um tempo. Quem viver verá, não vai demorar para o surgimento na terra dessa "estrela" mencionada no grau 32, da videira da terra, ANTES da manifestação gloriosa do Senhor Jesus, a videira verdadeira, na Sua aparição como a resplandecente e verdadeira Estrela da Manhã (Ap.22:16) e Sol da Justiça (Ml 4:2).

    ResponderExcluir
  7. "jralexandre222", você deve ser algum tipo de fanático religioso, não um indivíduo mentalmente saudável.

    "As Escrituras são muito claras ao permitirem que o cristão julgue, no sentido de discernir a mentira da verdade, o justo do injusto."

    Julgar? Pelo visto não aprendeste o ensinamento expresso em Mateus 7:1-5.

    Você não deveria ver seus semelhantes como "justos" ou "injustos", mas como filhos de Deus, pois todos nós, imperfeitos, agindo certo ou errando, diariamente, somos filhos de Deus, ou não, aprendeste, também, o ensinamento expresso em 1ª João 3:1?

    Por fim, quanto a verdade, a verdade é o próprio Mestre Jesus (João 14:6) e provou isto na prática, com sua expressão de humildade e amor imensurável por todas as pessoas, agissem estas bem ou mal.

    Alexandre, sejas mais tolerante e fraterno com teus semelhantes, você não está acima da morte, como o Mestre Jesus, o Cristo.


    Abraço,

    Guzmán

    ResponderExcluir

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.