quinta-feira, 7 de agosto de 2014

As civilizações do Crescente Fértil e o Rito Escocês Antigo e Aceito - Os hebreus (Parte 1)

     A antiga região do Oriente Médio em que habitou povo hebreu corresponde, aproximadamente, ao atual território de Israel, na Palestina.
    O povo hebreu ocupou uma estreita faixa de terra fértil entre o Mar Mediterrâneo e os desertos da Síria, do Neguev, da Arábia e do Sinai.
A região ocupada pelos hebreus localizava-se na extremidade oriental do Mar Mediterrâneo, onde atualmente situa-se Israel.
    A região é cortada do Norte ao Sul por uma fenda geológica (ou depressão geológica). A longo dessa fenda se situam os mais conhecidos acidentes geográficos da região: o Rio Jordão, o Mar da Galiléia (ou lago Tiberíades), o Mar Morto e o Mar Vermelho.
O caminho do Rio Jordão é o seguinte: nasce do 
derretimento das neves do Monte Hermon, corta a região 
descendo do Norte para o Sul e deságua no Mar Vermelho.
   A região que os hebreus ocuparam foi denominada de diversas formas pelos povos da Antiguidade.
     Um dos nomes iniciais foi a Terra de Canaã (ou Canaã). Essa denominação ocorreu devido à região ter sido habitada pelos povos descendentes de Cam, um dos três filhos de Noé.
    Outro nome dado à região foi a Terra dos Hebreus. Essa denominação ocorreu devido à região ter sido habitada pelos filhos de Héber (ou Bni Ever), o qual era descendente de Sem, um dos três filhos de Noé. (Os povos descendentes de Sem são chamados de povos semitas.)
     Um nome usado posteriormente à morte de Salomão foi de Terra da Judéia. Essa denominação ocorreu devido à região ter sido ocupada pelo antigo Reino de Judá. (Os habitantes do Reino de Judá eram chamados judeus.)
Após a morte do Rei Salomão, o Povo de Israel dividiu-se
em dois reinos: o Reino de Israel e o Reino de Judá. 
    A região também foi chamada de Filistia (ou Filistéia, Philistia). Essa denominação ocorreu devido à região ter sido habitada pelos filisteus. (O nome Philistia originou o nome Palestina).
    A região também foi denominada de: Terra Santa, Terra Prometida, Terra da Promissão, Palasshtu, entre outros nomes.
    A faixa de terra ocupada pelo povo hebreu era o melhor caminho para o contorno do extremo leste do Mar Mediterrâneo e uma importantíssima rota comercial terrestre entre entre a África, Arábia e a Ásia. 
A região da Palestina é uma estreita faixa de terra que fazia
parte de importantes rotas comerciais e militares da Antiguidade.

   Em razão da localização do seu território, o povo hebreu foi invadido e dominado pelos diversos povos que tiveram domínio militar naquela região, por exemplo: dominação egípcia (resultando no Cativeiro Egípcio), babilônica (resultando no Exílio Babilônico, ou 1ª Diáspora), pérsica (resultando no retorno dos hebreus e na reconstrução do Templo de Salomão), macedônia (resultando na disseminação da cultura grega na região) e os romana (resultando na construção do Templo de Herodes e na expulsão do Povo de Israel da região da Palestina, espalhando-o pelas diversas regiões do Mundo Antigo, num processo chamado 2ª Diáspora Hebraica)).
   A fim de melhor compreender esta primeira parte, acesse os links abaixo.
1) Sobre a escravidão no Egito:
Link para => Filme sobre Moisés
2) Sobre o exílio na Babilônia:
Link para => Zorobabel
Link para => Ciro, o Grande
Link para => A saída do cativeiro babilônico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.