segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Estudo do quadro do From darkness to light (Parte 7)

    Dando continuidade ao estudo do quadro From darkness to light (traduzindo: Das trevas para a luz).
Link para os => Estudos anteriores.
   No lado direito do quadro From darkness to light está localizada a imagem de um esquife negro (caixão funerário) com uma pá, um maço e um ramo de acácia.
Das trevas para a luz
Quadro From darkness to light, com a localização do detalhe do estudo.
     Os emblemas apresentados neste detalhe referem-se aos símbolos mortuários, analisados no Grau de Aprendiz (Grau 1) e no Grau de Mestre (Grau 3).
Detalhe ampliado da pá, do maço, do esquife e do ramo de acácia.
   A imagem em destaque transmite a ideia das providências adotadas para um sepultamento. A tem a finalidade de preparar o local em que será depositado o caixão funeráriomaço servirá para fixar a tampa do esquife ao restante do caixão e o ramo de acácia terá a função de sinalizar ou homenagear o local do enterro.
   Analisando o primeiro símbolo da imagem, temos que a , nas palavras do pesquisador e escritor maçom Oswald Wirth, é a ferramenta maçônica fundamental na tarefa de "cavar masmorras ao vício"
Maçonicamente, o uso da pá refere-se ao 
preparo que o iniciado deve passar para fazer o
correto uso das demais ferramentas maçônicas.  
    Simbolicamente, a representa o árduo esforço de preparação do iniciado no caminho do aperfeiçoamento moral. Deste modo, o uso da pá como ferramenta maçônica, antecede o uso do esquadro e do compasso.
Nos Graus 1, 2 e 3, o malhete 
(forma reduzida do malho) 
simboliza o poder d
Venerável Mestre.
   O maço (ou malho) é o símbolo seguinte e representa a força, a potência e a ação
   O maço é a ferramenta que insere o impacto no aprendizado do maçom. Neste caso, o malho indica que o progresso moral, intelectual e filosófico do iniciado não são espontâneos e só ocorrem mediante seu esforço e perseverança.
   O esquife (ou caixão funerário) é o terceiro símbolo da imagem e significa uma importante alegoria mortuária da Maçonaria.
   Os Graus Simbólicos do Rito Escocês Antigo e Aceito atribuem dois significados principais aos símbolos da morte.
A Câmara das Reflexões é um
ambiente maçônico onde
são encontrados símbolos
relacionados à morte.
 O primeiro significado dos símbolos fúnebres é a igualdade, ou seja, a morte é uma etapa da existência que atinge igualmente a todos os homens, desconhecendo suas condições financeiras, seu status ou as obras que realizou.
  O segundo significado dos símbolos mortuários é a abominação maçônica à soberba e a exaltação da humildade como valor moral. Esse significado remete a duas máximas da filosofia maçônica: "Sic transit gloria mundi" ("Assim passa glória do mundo") e "Vanitas vanitatum et omnia vanitas" (Vaidade das vaidades, tudo é vaidade).
   A estrela com a ponta voltada para cima desenhada sobre o caixão é um pentagrama e simboliza o predomínio da razão humana sobre os instintos.
      O quarto e último símbolo é o ramo de acácia. Esta é uma das principais insígnias do 3º Grau do Rito Escocês Antigo e Aceito.
    De acordo com a tradição maçônica, o ramo de acácia serviu para sinalizar o local onde foi enterrado o recém-assassinado Mestre Arquiteto do Templo de Salomão, Hiram Abbiff.
  A madeira da acácia é, comumente, densa e rica em resinas que retardam a sua deterioração e na Antiguidade foi usada na confecção de utensílios de locais sagrados, como o Tabernáculo hebreu e o Templo de Salomão. 
  Por ser resistente ao apodrecimento, acácia simboliza tanto a vida que resiste à morte, quanto a própria imortalidade da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.