segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Estudo do quadro do From darkness to light (Parte 8)

   Dando continuidade ao estudo do quadro From darkness to light (Das trevas para a luz).
Link para os => Estudos anteriores
   No lado direito do quadro está localizada a imagem de uma mulher vendada, segurando uma balança, na mão esquerda, e uma espada, na mão direita.
   A mulher vendada é a deusa grega Têmis, divindade associada à Justiça Divina.
Link para o estudo sobre a => deusa Têmis
    A colocação da espada e da balança em cada uma das mãos possui razões especiais, relacionadas ao estudo da Kaballah (ou Cabala), dos chacras e da Kundalini, entre outros temas.
Esfera Yin-Yang
    Misticamente, o lado direito do Homem é considerado o lado emissor da potência vital e das energias individuais.
  O lado direito está associado a aspectos como: o princípio masculino, a positividade, o sol, o 1º Vigilante maçônico (que comanda a região da força), ao hemisfério yin e à razão.
    A mão direita é a mão da benção, do passe espírita, é a mão que segura a espada ou o cetro (arma de ataque), é a mão que doa a esmola, o dízimo ou o óbulo, é a mão em que o mago usa a varinha, é a mão que coloca a aliança de casamento, etc.
   O lado esquerdo do Homem é o lado receptor da potência vital e das energias individuais.
    O lado esquerdo está associado a aspectos como: o princípio feminino, a negatividade, a lua, o 2º Vigilante maçônico (que comanda a região da beleza), ao hemisfério yang e à emoção.
Neste caso, a mão
esquerda recebe
 a energia da mão
direita e a direciona.
    A mão esquerda é a mão que se abre para receber uma benção ou quando se faz uma oração, é a mão que segura o escudo (arma de defesa), é a mão que recebe a aliança de casamento.
   As características energéticas e esotéricas das mãos esquerda e direita têm um papel fundamental na realização correta dos sinais maçônicos, na postura corporal do maçons durante as sessões, na realização da cerimônia da Cadeia de União e nos deslocamentos individuais realizados pelos maçons dentro do templo.
     Do ponto de vista esotérico, os sinais e as posturas maçônicos visam, entre outras finalidades, manter ativas e circulantes as energias vitais geradas no decorrer das sessões ritualísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.