terça-feira, 4 de novembro de 2014

O Dilúvio Universal segundo a Mitologia Grega

O mito de Deucalião e Pirra (Grécia Antiga)
   Zeus, o rei dos deuses e senhor do Monte Olimpo, reuniu em assembléia os deuses gregos e comunicou-lhes o seu desejo de exterminar a toda a espécie humana.
  O rei dos deuses, contrariado com a Humanidade, manifestou que iria matar todos os humanos e repovoaria a Terra com uma nova raça, menos violenta e mais obediente aos deuses.
Link para => documentário sobre Zeus

   Zeus se uniria ao seu irmão Poseidon, deus dos mares, e ambos lançariam sobre a superfície da Terra uma poderosa enchente que inundaria todo o planeta.
Netuno
Conforme a tradição grega, Poseidon
empunhava uma lança divina com três dentes,
a qual lhe dava poderes sobre os mares.
   Ao saber desse ato, Prometeu (ou "aquele que vê antes"), o deus que concedeu a chama da inteligência aos homens, instruiu seu filho humano Deucalião a construir uma embarcação, a fim de refugiar-se da inundação.
  Após a enchente provocada por Zeus e Poseidon, sobreviveram apenas Deucalião e sua esposa Pirra, refugiados num barco, no alto do Monte Parnasso.
Parnasso
Conforme a tradição grega, o Monte Parnasso era uma
montanha sagrada dedicada ao culto ao deus Dionísio (Baco)
e foi moradia do deus Apolo (o Sol) e de suas nove musas.
   Conforme narra a Mitologia Grega, Deucalião e Pirra, que eram os seres humanos mais dignos daquele tempo, suplicaram socorro à deusa Têmis, ex-esposa de Zeus, pois sozinhos, e sem alimentos, morreriam.
   Têmis atendeu a súplica de Deucalião e Pirra, e orientou o casal a caminharem por todos os cantos da Terra e que atirassem no solo ainda molhado pela enchente, todas as pedras que encontrassem.
  Deucalião e Pirra vagaram sem direção atirando as pedras ao solo úmido. Após algum tempo, as pedras amoleciam e tomavam a forma humana.
A fim de cumprirem a ordem da deusa Têmis, Deucalião
e Pirra atiravam as pedras para trás, por cima dos ombros.

   As pedras atiradas por Deucalião geraram os homens e as atiradas por Pirra geraram as mulheres. Dessa forma, a partir da terra amolecida, foi repovoado todo o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.