segunda-feira, 9 de março de 2015

Os 4 elementos e o Rito Escocês Antigo e Aceito (A terra)

     Dando continuidade ao estudo dos Quatro Elementos e o Rito Escocês Antigo e Aceito.
    Entre os 4 Elementos, a terra é o elemento que possui significado mais relacionado ao mundo material, ao plano físico e à caracterização do ser humano com animal.
   A crença que o Homem se originou no interior da terra é mais antiga que a história da Humanidade.
   Em algumas tradições da Pré-História, a capacidade do elemento terra “parir” alimentos foi associada ao poder feminino parir pessoas. Deste modo, a terra era relacionada simbolicamente ao útero.
Vênus
A Vênus de Willendorf é uma escultura pré-histórica
 que ressalta os atributos relacionados à capacidade
reprodutiva e à sexualidade femininas.
    Em algumas das primeiras civilizações, a perplexidade diante a gravidez, a qual era considerada um fenômeno mágico, deu origem à adoração à Grande Mãe (ou Deusa-Mãe)
  Na Antiguidade, a Grande Mãe foi cultuada através de deusas como: Eurínome, Hera e Afrodite (na Grécia Antiga), Tiamat (na Suméria), Ishtar (na Caldéia), Nerthus (na Germânia), Vênus Genetrix (na Roma Antiga) e Ceridween (entre os celtas).
      No filme As brumas de Avalon é retratada a época da transição do culto à Grande Mãe para o culto a Jesus Cristo, entre os antigos celtas. 
     Clique numa das opções abaixo e assista o filme As brumas de Avalon.
Link para => As brumas de Avalon (opção 1)
Link para => As brumas de Avalon (opção 2)
    Várias mitologias antigas relatavam que o elemento terra foi a matéria-prima original usada na criação do Homem.
   Na Mitologia Grega, após o Grande Dilúvio enviado por Zeus e Poseidon para castigar a desobediência dos homens, o planeta Terra foi repovoado a partir das pessoas nascidas das pedras atiradas por Deucalião e Pirra, na terra ainda úmida .
  Ainda na tradição grega, os primeiros deuses com características humanas foram gerados no interior da deusa Gaia (ou deusa Géia, deusa-Terra, ou planeta Terra).
A imagem da deusa Gaia (ou Géia) era associada
a uma mulher, cujo útero era o próprio planeta Terra.

     Na Mitologia Cristã, o primeiro homem, Adão, é formado a partir da terra (ou do barro), conforme o relato do Livro do Gênesis.
   Na Alquimia e no Hermetismo, o elemento terra simbolizava a necessidade do Homem descer aos submundos (através da morte, da dor ou do sofrimento) como fase obrigatória do seu processo de aperfeiçoamento e de renovação.
 Conforme ensinava o pensamento hermético, personagens como Orfeu, Héracles (ou Hércules), Osíris e Jesus, necessitaram descer ao “reino dos mortos” antes de cumprirem seus destinos humanos.

   Na Filosofia, a saída do Homem do mundo subterrâneo em busca da Verdade foi representada por Platão, no Mito da Caverna (ou Alegoria da Caverna).
Link para => O mito da caverna 
    Na Doutrina Hermética, a descida aos submundos está descrita na sigla V.I.T.R.I.O.L., a qual significa: “Visita o interior da terra e retificando-te encontrarás a Pedra Oculta”
Na obra A Divina Comédia, Dante Alighieri e o poeta
Virgílio descem ao Inferno (mundo dos mortos),
auxiliados por Caronte, o barqueiro.
   No que se refere à Maçonaria, vários graus utilizam imagens como cavernas, criptas, sepulcros e câmaras ocultas para representar a descida do Homem ao interior da terra ou ao interior de si mesmo.
   Simbolicamente, no Grau 1 (Aprendiz), o neófito renasce a partir da terra (Câmara das Reflexões), após ter descido ao interior de si mesmo, correspondendo à Prova da Terra.
   A seguir, no Grau 3 (Mestre Maçom), o iniciado morre, é sepultado e renasce, a partir da terra, como mestre de si mesmo.
   No Grau 13 (Cavaleiro do Real Arco), a descida de Adonhiram, Stolkin e Johaben pelas ruínas do Templo de Enoque para resgatar o Delta Sagrado (ou Palavra Perdida, ou Nome Inefável) e entregá-la ao rei Salomão, é um símbolo de que a Verdade está guardada no interior da terra.
Emblema do Grau 13
     No Grau 29 (Grande Escocês de Santo André), encontra-se como referência o Sinal da Terra.
   No Grau 32 (Sublime Príncipe do Real Segredo), o ingresso do iniciado em uma cripta, para lá encontrar a sabedoria dos Grandes Filósofos, simboliza a necessidade da descida à terra para encontrar a Sabedoria.
Leia => O significado da cripta no REAA
Os antigos símbolos
dos Quatro Elementos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ADMINISTRAÇÃO DO CONSISTÓRIO Nº 1 AGRADECE A SUA PARTICIPAÇÃO.